domingo, 5 de dezembro de 2010

Depoimento sobre o Projeto Psicanálise e Sintoma

           
           
           O estudo do Sintoma na base Psicanalítica me levou a uma profunda reflexão sobre os rumos da Psiquiatria e da Psicologia Médica modernas. No tocante a eliminação do Sintoma a qualquer custo graças à intensa medicação, que muitas vezes é totalmente dispensável.
            Então, o Projeto Psicanálise e Sintoma visa aprofundar o enlace teórico-prático numa visão completa do indivíduo com  base na visão da palavra, numa perspectiva bem Lacaniana. O que vai de encontro às bases da Psiquiatria moderna.
            De modo que, a perspectiva da terapia em grupo junto à dimensão subjetiva da palavra, que é o contato analítico com o paciente, levou-me a elaborar diagnósticos estruturais completos. Saindo da visão organicista, que tem a objetividade como o centro de sua atenção que permitia, apenas, ver o doente a partir de um diagnóstico observacional e diferencial sem entender toda a subjetividade que está em torno de seu drama.
            Visando a construção de caso e sua discussão, e, assim, fui impelido a absorver  tudo quanto podia do real deixando de lado, um pouco, o Ato Médico e a realidade. Penetrando cada vez mais na base analítica do indivíduo. E me surpreendendo com a diversidade de formas e cores que há nesse real inesgotável. Imaginário e simbólico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário